quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ponto de alvéolos / favos de mel ... será este?

Numa visita aqui ao blog uma amiga perguntou se eu sabia fazer o ponto  favos de mel, em tricô. Eu tinha em arquivo esta receita retirada da net, a que acrescentei uma mnemónica para facilitar a reprodução.
Como ainda fiquei na dúvida (alvéolos ou favos?), resolvi ir ao youtube, onde encontrei uma excelente explicação. Vi também que há este ponto em croché.
Aqui podem ver esta receita  muito mais bem explicada do que na foto que hoje publico. E através desta pesquisa encontrei inúmeros pontos igualmente bonitos e muito bem explicados.
Tricotei umas voltinhas deste para avivar a memória. 
É um ponto muito bonito, fica muito bem em casaquinhos  para bebé, faz uma peça quentinha e fofa, dará uma linda manta com lã e agulhas mais grossas... mas requer muita atenção, pois o mais pequeno erro leva a um efeito nefasto... como o que eu descaradamente escondi debaixo das letrinhas a preto...
na amostra!...
UM ABRAÇO.


23 comentários:

  1. In italiano questo punto si chiama punto alveolo. Da ragazza mi feci un cappotto con questo punto!

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha: já soube fazer este ponto,mas infelizmente perdi a "receita". Lamento dizer que não "atinei" com o esquema do youtube. Hei de tentar com mais tempo. Bjn e obg por partilhar.
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha

    Que bom ver-te de por cá!

    A minha filha teve casaquinhos, feitos pela minha mãe, com esse ponto.

    Fofinho!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. C'est très beau Therèese ce point.

    ResponderEliminar
  5. Querida Teresinha, amanhã, com calma, vou conversar contigo.
    A loiraça desapareceu em nome da minha privacidade.
    Beijinhos, linda ( de Valencia)
    Nina

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha!
    Como tem passado, espero que o mau tempo já tenha ido embora e que a sua saúde esteja bem melhor.

    Como sempre os seus trabalhos ficam lindos
    Beijocas grandes e um fim de semana muito abençoado.

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha, acabo de chegar a casa e, devagarinho, aos pouquinhos, tentarei responder a todos os comentários amigos que ma deixaram.
    Cheguei, como disse, de Valência, encantada com a cidade que já não visitava há muitos anos. Durante os 4 dias do congresso, passeei com uma amiga por toda a cidade. Mesmo lá, fui dando umas rápidas espreitadelas ao blog.
    Agora, com o meu tempo, porei a escrita em dia.
    Recebe um abraço muito amigo da Nina

    ResponderEliminar
  8. Adore Estes trabalhos manuals, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  9. adorei este ponto
    beijoooos
    que Deus te abençoe sempre

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Teresinha,

    uma delícia seu comentário, incentivador e... engraçado...ainda estou rindo. Obrigada flor!
    Sabe,eu tinha certeza de ter deixado meu comentário sobre este seu post, acho que estou com falsa memória mas, eu vi esta publicação!
    De todo jeito, este é um ponto lindo que sempre quis aprender e não consegui, com o vídeo que sugere achei fácil e vi que conseguiria reproduzí-lo. A "bruxinha" sempre adivinha o que queremos saber e só posso agradecer-lhe viu?
    Tenha uma ótima 4ª feira!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  11. Olá minha amiga!já tinha passado por aqui e adorei suas fotos, na altura estava de corrida e não deu para deixar um recadinho. Pelo que vejo está muito melhor, fico contente. Esse ponto é lindo, já tive um casaco feito por mim á uns anitos,e tenho um livro de pontos onde esse fáz parte.
    Um beijinho Teresinha, e muita saude.
    Mifá

    ResponderEliminar
  12. Querida Teresinha, venho retribuir o abraço não porque seja dia dele, mas porque me apetece abraçar-te.
    Obrigada, amiga, pelo carinhoso comentário.
    Respondo com algum atraso pois tenho andado enredada em afazeres inadiáveis que me afastam dos amigos queridos. A tua planta está espantosamente grande e já tem frutos. Logo que possa, fotografo.
    Fica bem, florzinha.

    ResponderEliminar
  13. Teresinha. Gostas muito de ler os comentários e eu, gosto muito de aqui vir. Esta linda melodia portuguesa que amo ouvir. Ler tuas postagens, leves e fáceis de serem entendidas. Lugares onde ´passastes, tua linda mãezinha, a família, e teus trabalhos de mãos de fada-madrinha. Obrigada, por partilhar esses momentos
    Bjs no coração
    luriosul@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. Querida Teresinha, está no meu DNA! Sou vaidosa desde que me conheço como gente. Muito mais produzida do que a filha! Sou igual à minha mãe!
    Gostaste do saquinho!? Eu também! Agora ando às voltas com um tapete que depois, of course, mostro.
    Beijinhos, linda

    ResponderEliminar
  15. Teresinha, obrigada pelo doce comentário.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Teresinha, és um passarinho (alegre), uma flor (perfumada), uma pedra rara (preciosa), uma linda, uma querida uma docinha. Gosto de ti milhões!

    ResponderEliminar
  17. Oii, minha querida amiga !!

    Sei q vc está esperando melhores momentos para sua saude e vim aqui te deixar um abraço bem apertadinho e cheinho das melhores energias.Oh depois da chuva vem o sol...e ele já está chegando.Já, já essa fase acaba.

    Fica bem.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  18. Ola boa tarde
    muito seu blog
    a musica
    as fotos
    os trabalhos
    estou encantada
    achei vc muito bondosa
    pois ensina com todo carinho
    os trabalhos ke faz
    isso é bençao
    vou indo
    mas prometo voltar mais vezes
    agora sou vovo
    entao o tempo diminuiu rss
    um abraço pra ti

    HelenaCroche

    ResponderEliminar
  19. Olá Teresinha

    Que saudades deste ponto, há muitos anos eu fiz bastante dele, adorava fazer, fica um trabalho muito bonito.

    Manuela

    ResponderEliminar
  20. Teresinha, linda, obrigada pelo carinho.
    Tem uma muito feliz semana.
    beijo grande da Nina

    ResponderEliminar
  21. Teresinha andas sumida...tenho vindo ver teus posts e nada...Bjus e saude!!!

    ResponderEliminar
  22. Querida Teresinha,

    passando para dar-lhe um abraço e desejar um alegre final de semana com seus amados!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  23. Teresinha, querida, tudo bem?
    I miss you!!!
    Beijo

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!