quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Chocos estufados com açorda

Eu gostaria de começar o ano
mostrando qualquer outra coisa...
mas, para não ficar quieta, 
resolvi mostrar o que almoçámos hoje.
Já me apeteceu cozinhar, mas tenho andado adoentada,
com tosse e, o pior de tudo, muito... mas muito preguiçosa!...
A chuva tem sido constante desde ontem à noite. 
Não coloquei pé na rua. 
Fui ver o que havia no congelador, porque, pendurado na saca, 
dava para perceber que havia pão duro! 
O que fazer? A decisão foi fácil! Os chocos estavam mesmo ali!
Ainda congelados, foram para o tacho, num fio de azeite, com 1 cebola picada, 1 mão cheia de pimentos, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, salsa e uma colher de chá de miso (tempero japonês que eu gosto de usar em muitos pratos). Água quente em abundância, para que tudo cozesse rapidamente e sem queimar, enquanto eu ia estirar-me no sofá para espreitar o programa de TV!!!
E já depois de satisfeita a curiosidade do tal programa da TV (foi mais pretexto para descansar... pois poderia ter gravado o bendito programa!...), coloquei azeite e alhos esmagados no lume. Pão duro para dentro de uma tigela, em água morna, com uma pitada de sal e 3 pernadas de hortelã. Quando os alhos estavam dourados, juntei o pão e deixei cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre.
 Já com o lume apagado, juntei um ovo e envolvi-o na açorda,
imediatamente antes de servir.
Estes são os belos pimentos que comprei no mercado de Mirandela, por 1€ ! Comprei todos os que a senhora tinha, com essas cores que podem ver, e congelei-os para uso futuro. Perguntei se eram de qualidades diferentes: não senhora, são todos do mesmo pé, crescem assim com cores diferentes. Noutros sítios, quanto menos vulgar é a cor... mais caro é o pimento!... E estes não levaram produtos, disse a senhora que mos vendeu... e eu acreditei!
O prato ficou escuro na fotografia, mas estava tão saboroso
que mereceu forte elogio do meu marido!
Eu digo forte elogio...
porque ele nunca me disse que isto ou aquilo não estava bom...
e hoje elogiou com grande convicção!...
Mas entendo que haja quem goste... e quem não goste, 
 isso acontece com tudo nesta vida!...
Aqui em casa gostamos destas coisas simples,
consegui que os meus filhos também gostassem
e agora fico contente quando vejo que eles ensinam
os meus a gostarem também de tudo.
UM ABRAÇO

13 comentários:

  1. Ummm devia estar uma delicia pelo aspecto, e aquelas azeitoninhas, já comi uma pode ver já la falta uma.
    Passei para lhe desejar a si e família os desejos de um bom ano de 2014.
    beijinho
    Aldora
    P.S.
    minha neta ainda não nasceu era para o Natal mas ela deve achar que está frio.

    ResponderEliminar
  2. Daqui parece delicioso Teresinha, imagina aí. Bjcas amiga e um bom ano para todos vós.

    ResponderEliminar
  3. OLÁ TERESINHA

    DESEJOS DE UM LINDO E FELIZ ANO!!!

    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  4. Tersinha,
    já sei o que vou fazer amanhã.-....
    que rico almoço e logo eu que gosto imenso de açorda e de chocos.......Muito obrigada por ensinar e acima de tudo, por nos mostrar essa maravilha...Tem razão o seu marido.....beijos

    ResponderEliminar
  5. Teresinha...espero que esteja melhor!
    Também eu já estou cansada de tanta chuva!
    Como adoro açorda e por aqui faz-se muito...li atentamente a receita...e já a guardei!!! Bj amigo

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha

    Que aspecto maravilhoso. Confesso que dispensava a açorda, uma batatinha cozida ie muito melhor... traumas de criança, hi, hi.
    Quando à côr dos pimentos já sabia: é colhê-los nas diversas fazes de maturação.
    Não sei é o que é o miso, nem tinha ouvido falar, mas vou pesquisar... já me arranjaste que fazer, hi, hi.
    Beijinhos e parabéns pela refeição de emergência que virou um verdadeito pitéu.
    Helena

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha. Bom ano de 2014. Sabes que tenho de colocar esses nomes de comida todos na Wikipedia para entender do que está falando? Sério, mas muito me divirto imaginando os aromas e sabores da tua comida. Dá até vontade de atravessar o oceano e me atrever a convidar-me para sua mesa. Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom ano também para ti.
      Que bom fazer-te consultar a Wikipédia para descobrires palavras da língua, que é a mesma em Portugal e no Brasil!!! Também faço o mesmo quando tenho dúvidas.
      Há realmente algumas alterações na nossa língua que sofreram evolução diferente aí, por determinação vossa... mas a língua é exatamente a mesma e eu tento expressar-me em correto português de Portugal!... Faço questão!!!
      Podes divertir-te com os aromas da minha comida: garanto que é mesmo bem cheirosinha e saborosa!
      E podes vir sentar-te à minha mesa! Farei, para ti, uns pratos bem portugueses que gostarás, de certeza... se não fores esquisita com a comida!!!
      Bjs

      Eliminar
  8. Une bonne recette bonne et heureuse annee et des belles creations grosse bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresinha!
    Faço votos de que tenhas tido umas BOAS FESTAS e que toda a família se encontre bem. Tenho que ser sincera, eu não gosto de chocos nem de açorda. Agora o prato dos pimentos está um arco-íris, lindo!
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresinha! Também mando aos votos de um Ano muito feliz, junto aos seus familiares. Como a amiga brasileira do comentário acima, tbem tenho que recorrer à Wikipédia para saber o significado de algumas palavras... Apesar de ser neta de português, a língua é viva e se modifica, conforme o lugar. E muitas das riquesas acabam esquecidas. Da culinária então, sabemos pouco destas terminologias. Nosso país é de um calor incrível, e nossos antepassados foram deixando estas comidinhas tão interessantes... Trocando por outras menos calóricas, ou então adaptando-as aos ingredientes daqui.Aceite um grande abraço e os agradecimentos por nos ensinar tantas coisas...

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha.
    Pelas fotos, pela receita, pelas reacções e modo como "orgulhosamente" nos presenteia com este prato...delícia.
    Ainda por cima açorda e chocos!
    Abraço e bom ano.

    ResponderEliminar
  12. Hummmm Teresinha, deve ter ficado uma delícia mesmo... um Feliz 2014, que este ano venha com muitas energias positivas e muiita saúde!!! Beijosss!!!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!