quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bolo saudável para o fim de semana

Eis o que acabou de sair do meu forno. 
Nem sei como dar a receita, 
porque fui fazendo tudo à toa… mas vou tentar!
Bater muito bem 3 colheres de sopa de manteiga mole, 3 gemas (as claras em castelo, com 1 pitada de sal, vão só no final) e 1 chávena de açúcar. Juntar 2 chávenas de farinha onde já estão misturadas 2 colheres de chá de fermento e bater bem, acrescentando só um pouquinho de leite, de modo a fabricar uma massa bem consistente. Juntar uma mão cheia de nozes e outra de amêndoas com pele, trituradas grosseiramente, 1 colher de sopa de linhaça triturada, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sopa de cada variedade destas sementes: girassol, sésamo, girassol e chia; 1 chávena de fruta cristalizada já picadinha, raspa de 1 limão. Envolver isto tudo muito bem e, por fim, de modo suave, as tais 3 claras em castelo. Levar ao forno em forma bla bla bla… até ficar assim, não muito elegante, um pouco para o torto... mas de boa cor!...
 
E o que importa é que, por dentro, ficou assim: lindo!!!
 
 Já comi uma destas fatias, com um chá verde da Gorreana.


A outra é para quem me quiser acompanhar!
Garanto que, só com 1 fatia deste bolo,
irão ficar bem lanchadas... até à hora do jantar!!!...
E o nutricionista irá aprovar, tenho a certeza!
UM ABRAÇO

9 comentários:

  1. Mal a minha filha daí de Coimbra , mostro-lhe a receita. Ela adora o género. O aspecto é muito bom. Boa Páscoa, Teresinha.

    ResponderEliminar
  2. Um bolo que irá fazer um sucesso em qualquer mesa!
    Parece-me uma bela receita!!!
    Bj amigo e uma Páscoa bem docinha!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite e obrigada pela visita. Sim, a minha filha acabou psicologia e agora faz investigação e vive aí. De vez em quando vem a casa e eu fico super feliz quando tal acontece. Beijinhos e bons preparativos para a a Páscoa.

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha, como é bom um bolo que não vá chocolate, depois desta overdose da Páscoa, rsrsrs já está anotado... beijosss e uma iluminada Páscoa!!

    ResponderEliminar
  5. Admiro imenso quem consegue como a Teresinha, fazer um magnífico bolo sem pesar e medir os ingredientes. Parabéns, eu nem sequer me atrevia pois o resultado seria de certeza o caixote do lixo.
    Beijos e boa Páscoa para si e para a família.
    Milai

    ResponderEliminar
  6. Délicieux cake merci de la bonne recette bon week-end bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  7. Hummmm! Parece delicioso, vou testar. Sempre visito teu blog, tem idéias ótimas. Parabéns!
    Uma feliz e abençoada Páscoa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Ave ... Estou babando Terezinha!!! Rs...Só maravilhas!
    Abraço,
    Norminha

    ResponderEliminar
  9. muito bom Teresinha.Obrigada gosto muito de visitar teu blogue.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!