terça-feira, 3 de março de 2015

Manta de retalhos... continua a crescer!...

A manta de retalhos prossegue a rapidez inesperada!...
Desde que a fotografei já cresceu uns bons centímetros, 
mas não consigo prever o final.
Tenho ainda muito trabalho pela frente!...
Não tenho pressa
e a bagunça dos fios não me incomoda mesmo nada!
Fecho a porta e pronto: quarto arrumado!!!
Gosto de acabar os trabalhos rapidamente, 
mas o que agora acontece é que me esqueço que estão por acabar...
e ficam nos sacos (transparentes!) esperando que eu me lembre...
Entretanto tenho outras coisas para fazer, entre as quais: descansar!
 Hoje fomos à baixa.
O tempo mudou de cara e até estava muito bom.
Quando saímos almoçamos por lá, o tal peixinho grelhado,
que, feito em casa, a deixa empestada durante 3 dias!...
Fui comprar o forro para a manta e, claro, não resisti aos retalhos...
para encaixar noutros que ainda sobram da manta.
São chitas de algodão,
o que eu acho melhor para este tipo de trabalho.
Na lojinha da esquina, ali há mais de 50 anos, 
encontrei tudo o que queria e mais barato do que noutros lados.
Aqui mostro os meus instrumentos de corte e, confesso, 
a minha rica tesourinha elétrica é a peça melhor e menos perigosa!... 
 Já estou a pensar em futuras combinações e irei deixar de unir à toa
o amontoado de retalhos como até agora fiz,
fruto de recordações da casa da avó materna, 
em que as sacas do pão eram feitas como eu faço as mantas!
Irei seguir desenhos geométricos mais interessantes
e reduzir o tamanho das peças a confecionar .
As preciosas dicas de queridas amigas blogueiras,
associadas à minha inata curiosidade adentrando pelo youtube...
vasculhando sobre tudo, acabei ficando com muitas ideias!
Eu disse "muitas ideias", mas o dia tem poucas horas
para as concretizar devidamente.
 
 Eis o que tem dormido em cima da cama do quarto onde costuro:
 a coberta, alfinetada (aprendi esta palavra!) com tiras simétricas
 para que o centro se mantenha no meio.
Quando comecei este trabalho devo ter tido em conta a simetria até ao final, 
mas quando o retomei ... já não sabia como fazer!!!...
Não vou fazer sanduíche (outra palavra nova, para mim, aplicada à costura!) 
com manta acrílica. Vou só forrar com tecido liso.
Gosto destas cobertas rústicas no verão. 
Se fosse quiltada (outro palavrão novo!...) seria para o inverno,
mas para o frio tenho as de lã, que fiz em croché.
Por hoje é tudo, que a manta está ali a pedir mãos à obra.
UM ABRAÇO

19 comentários:

  1. Cresce e mostra a sua beleza.
    Os retalhos que compraste são belíssimos. Adoro a junção de pintas, riscas e quadradinhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresinha
    A manta está linda. E eu super curiosa para vê-la prontinha adornando a cama.
    E que belas comprinhas! Sua cabecinha já deve estar fervilhando de ideias querida.
    Beijinhos no coração

    ResponderEliminar
  3. Está a ficar fantástica. Os tecidos são lindos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Teresinha querida, a manta está uma beleza, acho bem não
    fazeres sanduiche, assim é ótima para o verão, fico há espera
    da conclusão, beijo amiga e descansa

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, o que dizem as entendidas é que, isto do patchwork, é um bichinho que se entranha, insaciável ... já compraste mais paninhos! Mas é tão giro, tão gratificante. Daqui a nada a linda manta colorida estará pronta!
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Teresinha...vai ser um sucesso pois está a ficar um belo patchwork!
    Não percebo nada de peças auxiliares de costura...e quem sabe um dia até aprendo a usar!
    Não esqueci nosso encontro...mas ando atarefada com a terra...e as tarefas que lhe são inerentes e já tenho laranjas e limões (ainda nos respetivos)...para lhe levar!
    A ver se dá para a semana...mas depois ligo!!! Bj amigo

    ResponderEliminar
  7. Therese le plaid est trèèèèèèèèèèèèès beau bonne soiree grosse biz Marie-Claire

    ResponderEliminar
  8. Teresinha,uma sugestão: fazer sacos em retalhos ou não, para ir ao supermercado com sacos personalizados? Hoje no Continente reparei que todas as pessoas carregam os sacos em ráfia. Andamos todas de igual, com os mesmos padrões de sacos.

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, está ficando linda, vai alegrar o quarto, com certeza!
    Abraços,
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. E está crescendo bonita... Só tenho visto colchas quiltadas com sanduiche (também aprendi, viu?) e muito me alegrou saber que você vai fazer a sua só com um tecido forrando.
    Agora, tenhodois fatos interessantes para contar a você. O primeiro é que tenho uma tesourinha elétrica igual a sua. Ela é antiga, tem bem uns ...deixa pra lá. Foi um presente do meu pai. Ao contrário de você, não me acerto com ela não.
    A segunda é que tenho um saco para pães, feito com retalhos pela minha mãe. Adoro esta peça, que está bem velhinha e guardo-a como relíquia.
    Um abraço, bom fim de semana, boas costuras.
    Egléa

    ResponderEliminar
  11. Que Deus te dê um esplendoroso dia, com raios luminosos que te possam clarear os olhos para ver o quanto és importante. Deus Pai te fez assim: mulher importante e figura do próprio amor. Ele te moldou como uma rosa: forte e justa como os espinhos, linda e suave como as pétalas. (fonte:aqui)

    FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Teresinha!
    respondendo à tua questão, o molho com iogurte é menos aveludado do que com as natas, mas menos venenoso. E continua sendo muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que pique que está! Quanto tecido!! mas há de ficar muito linda.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá estive a ver que mora em Coimbra como eu, já agora qual é loja da esquina... não é os tecidos Coimbra, eu costumo comprar aí.
    Felicidades e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Olá Teresinha, e está a ficar linda, tanto colorido dá alegria.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Teresinha, é assim:
    - Ou tu ou eles (os retalhos!).
    Não compres mais, não te tentes, jura que não cais em tentação e aí, talvez ... talvez os venças, os malvados!
    Fiz uma arrumação drástica e despejei quilos no lixo. Ainda assim não sei quem sairá vencedor da contenda.
    Por aqui sol, mas um ventinho danado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresinha
    Estou desejando ver o final já está linda vai ver apanh o vicio nunca mais consegue parar.
    beijinho
    Aldora

    ResponderEliminar
  18. Olá, Teresinha, eu fiz, há muitos anos uma colcha de retalhos, ficou linda, foi trabalho de formiguinha!! Depois fiz outra em croché, imitando retalhos, quase morri! Minha falecida mãe, fez uma linda com mais de mil retalhinhos em croché, que paciência... Adoro trabalhos assim, dão vida na decoração da casa.

    Beijo grande!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!